Espanha divulga comparação T4-T1 surpreendente
Vito Zapata Olivera | 27 Junho 2019
Espanha divulgou os mais recentes dados de jogos e apostas e, apesar de a receita estar ligeiramente baixa em todos os campos quando comparada com uma base anual, está a mostrar sinais promissores com uma subida lenta mas constante. Apostas desportivas, sem surpresas, demonstrou ser um subsector capaz de se sustentar. O vertical não mostrou grandes melhorias na forma de ganhos sequenciais, com o 1º trimestre deste ano a ter uns meros 0,63% de melhoria em comparação com o T4 do ano passado.
Mas, seja como for, uma melhoria é uma melhoria e os peritos do mercado relembram constantemente os accionistas que as comparações trimestre-a-trimestre nunca são o verdadeiro reflexo da situação financeira real em nenhum mercado. Comparações ano-a-ano são muito mais eficazes e realistas, devido a uma variedade de factores sazonais que estão constantemente em jogo, e segundo essa lógica, o mercado espanhol não teve um mau desempenho. Bem pelo contrário, na verdade.
Marketing e Publicidade
As operações de marketing, ao que parece, tiveram muita influência na disparidade à primeira vista quando comparamos os trimestres subsequentes. Alguns sectores parecem estar muito à frente de outros no que toca a gastos em marketing. Os operadores de apostas desportivas são geralmente os que mais investem em marketing e campanhas publicitárias. Apesar do facto bastante óbvio que as apostas são o sector com melhor desempenho por causa da grande paixão pelo desporto na Espanha, não podemos deixar de questionar se o marketing não teve algum impacto no desempenho acima da média deste sector.
Esta hipótese em particular parece ser sustentada quando olhamos para o quadro geral e consideramos todas as estatísticas disponíveis de forma comparativa. E a Espanha não é de todo uma excepção ou situação especial no que toca a aplicação deste padrão. É por isso que os operadores continuam a agitar-se quando existem ameaças de restrições publicitárias por parte de governos e reguladores. O marketing e publicidade agressiva são considerados factores fundamentais para o sucesso.
Espanha continua a prometer
Também a Espanha tem visto a sua quota-parte de ameaças governamentais relativamente a restrições na publicidade. Isto parece ser a razão por trás de uma queda sequencial de 6,5% em gastos publicitários. Ainda assim, com as comparações sequenciais a valerem o que valem, não se deve tirar grandes conclusões sobre a redução comparativa.
No fim de contas, Espanha continua a ser um Mercado mais promissor do que nunca.